terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Senhores Doutores

Como em todas as profissões há médicos bons e médicos maus. Para mim um mau médico é aquele que receita, manda e faz como se fosse dono do nosso corpo e os legítimos proprietários fossem tão estúpidos que nem iriam perceber se ele explicasse as coisas. A minha mãe sempre teve um mania muito desagradável, na perspectiva dos maus médicos, que é perguntar tudo! Sempre quis, mesmo não tendo estudado medicina ou algo do género, perceber o que se passava, para que serviam os medicamentos, quais seriam as consequências de certa acção, e nessa altura alguns médicos olhavam-na, no alto do seu posto, como se a explicação fosse algo para além do alcance humano. Lá explicavam relutantemente o que se passava, mas sempre como se a pergunta fosse um insulto.

Aprendi. Não é pôr em causa os conhecimentos ou as decisões de um médico, é tentar entender, de maneira simplificada, o que é que vão fazer com o nosso corpo!
Está na altura de se deixar de olhar para os médicos como deuses e senhores, que não devem ser questionados.

2 comentários:

  1. Finalmente alguém que me entende, além daqueles a quem servimos de cobaia, para a seguir proporem a alteração do tratamento...rrrrrrr

    ResponderEliminar