domingo, 21 de abril de 2013

Expliquem-me como se eu fosse muito burra #4

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/04/19/faculdade-de-medicina-dentaria-cancelou-aulas-e-consultas-por-falta-de-material

http://economico.sapo.pt/noticias/despacho-de-gaspar-obriga-faculdade-a-suspender-aulas_167371.html


Sou, com muito orgulho, aluna da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.
Desde que lá entrei que sinto que somos, como alunos, muito limitados devido ao dinheiro. Temos de comprar grande parte do material quando há uns anos a propinas cobriam essa parte do curso. As coisas só se podem fazer uma vez porque não há material para mais, fazemos tudo pelo método mais barato, mas nem sempre do mais eficiente. (Falo por mim, aluna de Prótese Dentária, "desconhecendo" como é nos outros cursos). Na visão prática da coisa talvez isso nos prepare melhor para o mundo real, mas para quem está a aprender nem sempre é fácil perceber que estamos a usar métodos ancestrais só porque não há dinheiro para as coisas mais práticas e recentes...

Esta situação sempre me fez confusão, porque, na teoria, a FMDUL é das poucas faculdades que "faz" dinheiro! Consultas, cirurgias, congressos e conferências, rastreios, terapias... Mas apesar disto não consegue ser auto-suficiente. Assim tem de haver uma adaptação da distribuição das verbas pelas faculdade de acordo às necessidades de cada uma. Para dar um curso de direito não é preciso material caríssimo, nem máquinas que custam um gazilião de euros!

Mas, como que toma estas decisões tem em conta as suas repercussões, não só não se dá dinheiro às faculdades, como estão impedidas de fazer despesas... Ãhn?! Como é que isso é possível?! Expliquem-me como se eu fosse muito burra, por favor...

1 comentário:

  1. Não é possível explicar...porque não há neurónios que aguentem com este non sense,

    ResponderEliminar